Notícias

22.06.2020
22 de junho: é hoje a Plenária Virtual em defesa do saneamento público: ao vivo pelo nosso facebook

Em defesa do saneamento público, 27 entidades de representação nacional e internacional – e mais os sindicatos dos urbanitários dos estados, a exempço do *Sindicato dos Urbanitários da Paraíba - Stiupb*, – se unem em Plenária Virtual com objetivo de fortalecer a luta contra o PL 4162/19, que tramita no Senado e que pode ser colocado em votação na quarta-feira (24/6), conforme declaração do presidente da Casa, Davi Alcolumbre.

Acompanhe pelo nosso facebook também: https://www.facebook.com/userstiupb/?ref=bookmarks

A atividade marca o Dia Nacional de Lutas em Defesa do Saneamento Público, que acontece na segunda-feira (22/6), e contará com a participação de trabalhadores, parlamentares, ativistas, acadêmicos e artistas. Vários parlamentares já confirmaram participação, entre eles, senadores e deputados federais e estaduais.

O PL 4162/2019 permitirá privatizar a água e o saneamento no país, ao propor mudanças no Marco Regulatório do Saneamento (lei 11.445/2007). O projeto afeta a titularidade dos municípios, privilegia as empresas privadas, cria fundo público para fomentar a privatização e acaba com os Contratos de Programa e os subsídios cruzados, quando os municípios mais ricos financiam em parte as obras e serviços para os mais pobres.

Mobilização virtual

Impossibilitados de estarem presencialmente no Congresso devido à pandemia, desta vez, o embate será por meios digitais. A FNU – Federação Nacional dos Urbanitários, que representa boa parte dos mais de 200 mil trabalhadores de saneamento do país, encabeça a mobilização, ao lado da Fenatema e do ONDAS, por entender que a privatização da água será um retrocesso sem precedentes na nossa história, gerando a exclusão de milhões de brasileiros do acesso a esse bem essencial para a vida.

O presidente da FNU, Pedro Blois, explica que “a luta e mobilização têm como objetivo alertar sobre os impactos do PL para toda a  população, principalmente junto aos mais pobres e mandar um recado para os representantes do povo no Senado: Diga Não ao PL 4162/2019!”.

Blois ressalta também que, “caso seja aprovado pelo Senado, o PL irá colocar em risco a saúde e a qualidade de vida da população ao prejudicar a prestação dos serviços, além de aumentar as contas de água, ao criar um monopólio privado na prestação dos serviços públicos de água e esgoto”.

O PL 4.162/2019 afeta a titularidade dos municípios, privilegia as empresas privadas, cria fundo público para fomentar a privatização e acaba com os Contratos de Programa e os subsídios cruzados, quando os municípios mais ricos financiam em parte as obras e serviços para os mais pobres.

Plenária Virtual: Dia Nacional de Lutas em Defesa do Saneamento Público

. segunda-feira  – 22 de junho . às 15h . transmissão Facebook e Youtube: @fnucut

 

 

Outras notícias