Notícias

17.04.2024
Em reunião, diretoria do Stiupb discute ACT’s e avanços conquistados em prol dos trabalhadores

Uma nova reunião foi realizada pela diretoria do Sindicato dos Urbanitários da Paraiba (Stiupb), durante a manhã e boa parte da tarde da última terça-feira, 16, com vistas a discutir diversas lutas do sindicato voltadas para os urbanitários, a exemplo das tratativas com a Cagepa para a definição do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2026, a PLR da Energisa, aposentadoria especial dos eletricitários e a campanha salarial da Chesf, os ACT’s da Energy e da PBGás, entre outros aspectos.


Na reunião, cada diretor apresentou uma radiografia das demandas dos trabalhadores da Cagepa, Energisa, Chesf, PBGás e demais empresas e que fora, apresentadas nas últimas assembleias que foram realizadas por toda a Paraíba.


Completando seus 52 anos de existência, o Stiupb comprovou ser um Sindicato de Luta e Conquistas e, o quanto a categoria confia na atual gestão.


Em todas as assembleias, não apenas Campina Grande, mas também em todo Estado, no Brejo, no Sertão, no Cariri, no Curimataú e Litoral, o número de trabalhadores presentes foi muito expressivo. Encontros como esses foram e continuarão sendo uma constante nessa gestão.


Foram destacados nessa reunião as várias conquistas e benefícios em prol da categoria. Tivemos vitórias junto com a categoria em todas as Empresas Urbanitárias no Estado da Paraíba. Não apenas na Energisa, na Cagepa, que além de melhorias salariais, tivemos melhores condições de trabalho e de equipamentos e algumas conquistas existentes foram através de decisões de demandas na Justiça e que resultaram em muitas vitórias.


O Stiupb conseguiu conquistas importantes na Justiça em relação à insalubridade dos operadores que trabalham nas Estações de Tratamento, além de uma outra ação referente à jornada de trabalho, quando a Cagepa retornou a escala de 40hs e conseguimos retomar para a jornada de 36 horas. Além das ações de periculosidade, das horas estendidas dentre várias outras ações judiciais e, principalmente na defesa intransigente do trabalhador urbanitário na Paraíba.


Graças ao excelente trabalho da nossa assessoria jurídica, dois companheiros da Cagepa da cidade de São Bento que foram acusados de destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, foram absolvidos mediante sentença que foi prolatada em audiência e julgamento neste mês de março. Com muita luta, a vitória prevaleceu em várias ações contra os nobres trabalhadores da Cagepa, onde foram proferidas acusações infundadas e injustas. A Justiça foi feita.


Em dezembro passado, o Stiupb conseguiu reverter decisão da Cagepa na Justiça e a empresa foi condenada a pagar a trabalhador demitido injustamente todos os seus direitos, assim como ocorreu também nesta semana, com caso idêntico a esse.


Na Justiça do Trabalho, o Stiupb conseguiu modificar demissões por parte da Cagepa em relação a funcionários da empresa, sob argumentação que os mesmos acumulavam cargos públicos e que culminou com a demissão do mesmo dos seus quadros. Grandes foram as conquistas, principalmente o reconhecimento da categoria Urbanitária no legitimo Sindicato.


O presidente do Stiupb, Wilton Maia Velez, disse que está muito feliz com os resultados da gestão e do envolvimento da categoria nas discussões gerais dos urbanitários: “Nosso sindicato tem respaldo e onde chega é aclamado pela categoria. Realizamos assembleias e reuniões respaldadas graças à nossa legitimidade”.

 

 

Outras notícias