Notícias

11.10.2025
No aniversário de Campina, Stiupb destaca história do saneamento e da energia elétrica no seu processo de desenvolvimento

Neste dia 11, quando Campina Grande celebra 161 anos de emancipação política, o  SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS URBANAS DA PARAÍBA - STIUPB, através do seu presidente, Wilton Maia Velez, destaca que foi graças a ação de empresas públicas, a exemplo da Sanesa (hoje Cagepa) e da extinta Celb (agora Energisa), que a cidade teve um grande salto de desenvolvimento, atraindo empresas que até hoje são referência na geração de empregos para milhares de pessoas.


A Sanesa (Companhia de Saneamento de Campina Grande) foi criada em 1955, mas foi incorporada à Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) em 26 de julho de 1972. Essa incorporação ocorreu juntamente com a Sanecap, a companhia de saneamento da capital paraibana.

Já a Celb foi privatizada e incorporada à Energisa Borborema, que por sua vez foi incorporada à Energisa Paraíba em maio de 2023. Portanto, a "venda da CELB" ocorreu em 1999 quando a empresa estatal foi privatizada e comprada pelo grupo Cataguases Leopoldina. Atualmente,  os serviços da antiga CELB são de responsabilidade da Energisa Paraíba.

Wilton Maia lembrou que, graças à criação da Celb, aconteceu a instalação da regional da CHESF na cidade, possibilitando assim, a instalação de grandes indústrias na cidade, a exemplo da Wallig Nordeste, Bentonit União Nordeste, Azaleia, Alpargatas, Coteminas, entre outras.

Portanto, é impossível falar sobre o desenvolvimento de Campina Grande, sem citar a participação efetiva da classe trabalhadora que até os dias atuais são a força de trabalho que movimenta as engrenagens da máquina de desenvolvimento dessa importante cidade brasileira.


CAGEPA PÚBLICA E EFICIENTE


De 2017 pra cá, pontuou Wilton Maia, Campina passou por dois problemas sérios quando ao seu abastecimento. Em 2017, a cidade passou por um grande racionamento, mas a Cagepa não deixou os moradores e outras 18 cidades que integram o sistema Boqueirão sem água.

Em 2019, houve um incêndio na Estação Elevatória de Gravatá e, num tempo recorde, os trabalhadores conseguiram executar os serviços de substituição de transformadores e quadros de comando elétricos em apenas três dias.

Para o presidente do STIUPB, Wilton Maia, a CAGEPA demonstrou muito compromisso com o povo de Campina Grande, pois, no momento da maior crise hídrica que a cidade já enfrentou, foi a CAGEPA quem deu a resposta necessária para garantir a manutenção da água nas casas de milhares de famílias campinenses e mais 18 cidades paraibanas. Tudo isso foi possível devido a dedicação de todos os trabalhadores e trabalhadoras da CAGEPA lotados na Regional da Borborema.

"Por isso que estamos na defesa das empresas públicas sempre. Estamos acompanhando os processos de desestatização das empresas de água e de saneamento no País e no mundo. Esses processos não impactam em benefício para as populações. Muito pelo contrário, onde isso está acontecendo, as empresas privadas não deram conta do recado e tão somente reajustaram as tarifas, tudo no lucro pelo lucro", disse Wilton Maia.

ABAIXO, REGISTRO DO TRABALHO DOS OPERADORES DA CAGEPA NA
SUBSTITUIÇÃO DO TRANSFORMADOR NA ESTAÇÃO DE GRAVATÁ


 

Outras notícias